Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Josefa de Óbidos

Semana da Josefa- Participação da APJosefa na atividade "Redescobrir Óbidos"

Semana da Josefa - agenda em escolasdobidos.com

Cartaz Semana Josefa_24_A3(1)

Academia de Música de Óbidos - Ensino articulado

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Viagem de Estudo Madrid-Paris

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento Josefa de Óbidos (Óbidos, A da Gorda, Usseira e Arelho) quer manifestar a sua opinião sobre esta iniciativa sem prejuízo da Escola, dos seus professores, dos seus alunos e das suas famílias. Com esta comunicação, a APJosefa pretende chamar a atenção para algumas questões que – achamos - devem ser tidas em conta a propósito desta e de outras possíveis iniciativas do género.

A Associação de Pais desconhece, à data, a posição dos diferentes órgãos do Agrupamento (internos e externos): Conselho Executivo, Conselho Pedagógico, Conselho Geral e Conselho Municipal.

Este comunicado é publicado depois de muita reflexão e diálogo entre os membros dos órgãos sociais da APJosefa. Estamos conscientes que não falamos em nome de todos os pais do Agrupamento mas sentimos que devemos falar em nome daquilo que consideramos a imagem de uma Escola Pública onde todos são diferentes e todos são iguais.

A Escola pode e deve proporcionar momentos e experiências que enriqueçam os seus alunos nas suas dimensões educativas, culturais e humanas, e os pais reconhecem e valorizam essas iniciativas, a proatividade, empenho e boas intenções dos professores que as propõem.

Estamos conscientes da disponibilidade, responsabilidade e trabalho destes professores ao acompanharem os nossos filhos adolescentes num passeio ao estrangeiro. Agradecemos essa disponibilidade, responsabilidade e trabalho.

Iniciativas que promovam experiências únicas, enriquecedoras e memoráveis serão sempre acolhidas e bem-vindas desde que sejam tidas em conta as circunstâncias e contextos da generalidade das famílias do concelho.

Os pais não devem tomar conhecimento de iniciativas desta envergadura depois de informados os seus filhos.

A Escola Pública é, e deve ser, por princípio, um lugar de igualdade de oportunidades.

As famílias não devem ser confrontadas com propostas da Escola que exijam esforços financeiros de monta a serem assumidos quase no imediato e os pais não devem ser confrontados com dilemas que balancem entre um gasto inesperado e a desilusão dos seus filhos.

A Escola deve preservar o status socioeconómico dos seus alunos, comparticipando em proporção e na medida legalmente definida, as despesas das famílias sujeitas de apoios sociais (Escalões A, B e C).

A APJosefa considera o valor (579€, sem almoços incluídos) exigente para a generalidade da sociedade portuguesa nas atuais circunstâncias sociais e económicas.

Embora o ensino público seja universal e gratuito, os pais admitem, entendem e apoiam financeiramente despesas diretamente ligadas à escola desde que a necessidade, utilidade e riqueza prevaleçam sobre os inconvenientes, atritos ou frustrações familiares.

A APJosefa quer ainda chamar a atenção para os potenciais precedentes que esta iniciativa pode trazer: se hoje pedimos 579€ a famílias de alunos de 3º Ciclo, qual o valor aceitável no futuro para alunos deste e de outros ciclos?

Estamos conscientes que a não realização desta iniciativa impediria os alunos que podem participar de viverem uma experiência irrepetível e memorável, e isso seria injusto. Por outro lado, os alunos que não podem ir, sentir-se-ão (naturalmente) tristes e injustiçados. Acreditamos que na Escola Pública o dinheiro não deve ser motivo de cisões, injustiças ou frustrações.

Apoiamos e louvamos iniciativas deste género por parte da Escola mas pedimos que tenham em atenção a igualdade de oportunidades e possam planear com maior atenção às diferenças de maneira a que a igualdade não se esfume por entre as diferentes capacidades financeiras das famílias. Se a realidade adulta, profissional, económica e social, é regulada pela capacidade financeira, a Escola Pública não o deveria ser.

Por último e para que esta comunicação seja entendida como uma chamada de atenção construtiva, porque não ir a Madrid este ano e a Paris no próximo ano? E porque não incluir professores de outras disciplinas (Geografia, História, Ciências, Biologia, …) aproveitando o vasto património Histórico e Natural de Espanha ou França? Enfim, não nos queremos substituir à Escola nas suas funções mas acreditamos que iniciativas deste género podem – e devem - ser realizadas minimizando potenciais impactos negativos nos alunos e nas suas famílias.

João Gomes,

Presidente de Direção da APJosefa

Assembleia Geral de Pais! Dia 28/10, 14h30

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Calendário escolar 2023/2024

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Manuais 23/24

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APJosefa nos Jardins de Infância de Óbidos e de A da Gorda

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ICNF na Escola Josefa de Óbidos

O ICNF Instituto da conservação da natureza e das florestas esteve na Escola Josefa de Óbidos. Obrigado aos Técnicos do ICNF, Vanda Ribeiro, Conceição Bernardes e Francisco Correia e a todos os profissionais do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos por terem acolhido e promovido esta iniciativa.

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Manuais escolares gratuitos: informações

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Biodiversidade em risco - ICNF na Escola dos Arcos

O ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas) esteve na Escola dos Arcos a mostrar aos alunos do 2º Ciclo a importância de preservar a biodiversidade ambiental e alertar para as consequências nefastas da proliferação de espécies (animais e vegetais) invasoras. Obrigado aos Técnicos do ICNF, Vanda Ribeiro, Conceição Bernardes e Francisco Correia e a todos os profissionais do Agrupamento Josefa de Óbidos por terem acolhido e promovido esta iniciativa. 

ICNF Agrupamento Obidos

Inscrições ATL de Verão

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Programa IV Festival Óbidos + Ativo 

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AEJO na Feira do Ensino e Formação

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Escola de Música de Óbidos - Inscrições

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Dança pelos Alunos do Agrupamento

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Primeiros Socorros na escola

Com a generosa colaboração dos Bombeiros Voluntários de Óbidos.

Dia Mundial da Árvore

Dia Mundial da Árvore e da Floresta: plantamos hoje para colhermos amanhã. Sensibilizamos agora para ganharmos depois. Os pais estiveram nas escolas dos filhos com a participação de professores e colaboradores do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. Obrigado a tod@s! Obrigado também à aGuardada, Viveiros do Furadouro e Frutas E. Timóteo

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As TIC para pais

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Assembleia Geral da APJosefa

Questões levantadas pelos Pais do AEJO na última Assembleia Geral (13 de janeiro) com as respostas do Executivo do Agrupamento. A Câmara Municipal de Óbidos não respondeu.

 

1. Foi pedida ao executivo do agrupamento e à Câmara Municipal de Óbidos uma sala de trabalho que servisse para reunir com os pais. Não é possível,  o que existe é para manter: uma sala da escola Josefa de Óbidos que poderá ser utilizada esporadicamente, em horário não letivo e solicitada previamente.

 

R: A sala  solicitada poderá ser utilizada sempre que necessário, mediante solicitação prévia. 

 

2. Onde pode ser encontrado o projeto educativo do AEJO para o ano letivo 2022/2023?

 

R: O projeto educativo do Agrupamento é elaborado para um quadriénio. De acordo com a legislação estamos dependentes da elaboração do PEEM para podermos efetuar o nosso projeto educativo. Isto porque os dois documentos se interligam e são complementares.

 

3. Por que razão as diferentes escolas do agrupamento adotam políticas diferentes em relação aos pais? (a escola do Furadouro convida os pais para a festa de Natal, a escola dos Arcos mantém os pais do lado de fora da escola).

 

R: Cada escola do Agrupamento tem feito esforços para uniformizar os procedimentos. No caso concreto da festa de Natal, esta não existiu, tendo sido substituída por uma apresentação interturmas das atividades desenvolvidas nas AECS de música e dança e ainda por um passeio à Vila Natal (que não aconteceu devido ao mau tempo).

O Agrupamento está de portas abertas à participação dos pais.


4. Por que razão os professores do 2º, 3º Ciclos e Secundário escolheram fazer as reuniões de avaliação via zoom? Acham que é um método mais eficaz de envolvimento dos pais na vida escolar dos seus filhos?

 

R: As reuniões do primeiro ciclo do ensino básico foram presenciais devido à necessidade de interação com os pais e das especificidades do primeiro ciclo. As restantes foram online devido ao facto de se ter verificado uma maior adesão dos ees nesta modalidade. Esta situação será reavaliada em cada período letivo.

 

5. AECS: que conteúdos são abordados nestas atividades? Qual o perfil dos
animadores? Que planos de atividades, metodologias de trabalho e avaliações existem para estas atividades?

 

R: As AECS são promovidas pelo município e da  responsabilidade do agrupamento. Como tal, a contratação dos técnicos é da responsabilidade da CMO. Os conteúdos abordados estão de acordo com  a programação do Ministério da Educação, bem como os planos de atividades, metodologias e avaliações são adequados ao estipulado pelo Ministério.

A título de exemplo, existem reuniões regulares entre os docentes do 1.º ceb e os técnicos das AEC, bem como da empresa responsável pelo Inglês e o Agrupamento, onde são articulados pontos de convergência. 

 

6. Acesso às avaliações escritas dos alunos do 1º Ciclo: por que razão é difícil o acesso às provas escritas dos alunos? Por que razão só podem ser consultadas na escola quando nos ciclos seguintes essas provas têm de ser obrigatoriamente vistas e assinadas pelos encarregados de educação?

 

R: As provas de avaliação do primeiro ciclo, visto que são elementos de avaliação, que se pretende contínua, não podem ser extraviadas. O grau de autonomia deste ciclo é muito menor que os restantes. Logo, as provas são agregadas ao processo no final do ano letivo. Quando os EEs solicitam são entregues cópias das mesmas.

 

7. Ponto positivo: a generalidade dos alunos que transitam para a escola Josefa de Óbidos tem tido reações de agrado em relação às condições e ambiente que se vive naquela escola. Gostávamos que fosse assim em todas as escolas de todos os ciclos de ensino do agrupamento.

 

R: Ficamos contentes pelo ponto positivo enunciado. Iremos continuar a trabalhar pela excelência, qualidade e equidade do processo de ensino/aprendizagem dos nossos alunos.